quarta-feira, 6 de abril de 2016

Criadores da raça rottweiler expõe no 1º Encontro de Criadores



O organizador do evento Cristiano Calu é apaixonado pela raça
“O cão é a imagem do dono”. É com esse slogan que um grupo de pessoas vai promover em Roraima o 1º Encontro de Criadores de Rottweiler. O evento está programado para próximo 9 de abril, às 16h, no Parque Anauá. A iniciativa contará com mais de 100 criadores da raça e respectivos cães. Também a participação do Canil da Polícia Militar, serviços de saúde e orientação animal, além do desfile da raça e sorteios.

O Rottweiler geralmente é rotulado como agressivo devido ao porte físico, força e tamanho. E é justamente para combater a imagem ruim e desmitificar a má ideia que o encontro é organizado. Segundo a comissão que propõe o evento, especialistas mostram que o animal é o reflexo da criação estabelecida pelo dono, isso quer dizer que, dependendo de como o cachorro é domesticado, pode ter o temperamento dócil ou agressivo, o que vale para qualquer raça.

“Será um encontro de amigos para interagir e aprender uns com os outros. Vamos falar das dificuldades, facilidades e problemas que afetam os animais, além de recebermos orientações sobre infestações e doenças”, ressaltou Cristiano Calu, organizador do evento e policial militar.

Calu destacou ainda que pretende conscientizar as pessoas da essencial necessidade para a sobrevivência do rottweiler, bem como da aquisição de cães de boa procedência, o que contribui para melhorar e aprimorar a raça em Roraima.

A história de Cristiano Calu com animais começou muito cedo, desde os sete anos de idade. Era arrebatado por esses seres de quatro patas, mas também amava todos os tipos de bichos: cães, gatos, pássaros, cavalos, peixes e etc, por causa da simplicidade, ingenuidade e amor verdadeiro. O rapaz não podia avistar um animal na rua, que queria levar para casa e isso era um problema com os pais, pois não era possível abrigar tantos assim em ambiente doméstico.

Com isso criou muitas raças diferentes, como dobermann, fila brasileiro, poodle, fox paulista, pit bull, pug e cães de raça indefinida – o famoso vira-latas. Com 10 anos de idade, conheceu o rottweiler, a raça que, para ele, revolucionaria a adoção de animais. Ficou encantado com tamanho temperamento e índole.

Em 2002 adquiriu o primeiro exemplar, já com quatro anos de idade, o “Baldock”, que foi doado por amigo tenente do Exército. Ele foi transferido para o Rio de Janeiro e não pôde levá-lo. No início foi difícil com relação à adaptação do cão com o novo dono. Com o tempo o amor e admiração por essa raça e a experiência com animais, os fizeram grandes amigos. Hoje Cristiano tem um casal de rottweiler “o Apolo e a Brisa”, dois cães que os faz feliz.

SERVIÇOS

Durante o evento serão oferecidos serviços de vacinação contra o vírus da raiva, banho, tosa e consulta veterinária.

Kennel Clube de Roraima – É associação privada de Boa Vista fundada em 10 de fevereiro de 2000. A principal atividade é a defesa de direitos sociais. Calu confirma a participação da instituição como forma de incentivar a melhoria da raça.

PROGRAMAÇÃO

Após a abertura, às 16h, haverá o passeio a pé no calçadão do Parque Anauá, com a saída pelo portão central seguindo na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, no sentido do Ginásio Totozão.

- Palestras sobre Saúde Animal com um médico veterinário e manejo animal com o especialista na criação da raça;

- Palestras com especialistas em Saúde e Manejo Animal;

- Sorteios de brindes para os participantes que estiverem com a camisa do Encontro;

- Desfiles de Beleza com premiações até o 5º colocado;

- Concurso de adestramento com premiações até o 3º colocado;

- Apresentação do canil da PM de Roraima, adestramento e ações táticas policiais;

- Sorteio de brindes para o público participante em geral;

- Premiações dos concursos de beleza e adestramento.

Nenhum comentário: